terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Conferindo de perto ....

                Muitas coisas ouvimos falar , outras vemos em revistas ou jornais e aguçam nossa curiosidade ou talvez alguma vontade venha até do tempo de criança  , no antigo grupo escolar .
               Isso aconteceu comigo  desde o tempo de escola ao aprender sobre Tiradentes ,o Mártir da Independência  . Sempre comparava   Tiradentes com um Jesus imaginário , que todos guardamos dentro de nós e sempre pensava na tal Minas Gerais , pelas bandas das cidades Históricas  . Sacramento -MG, já fora  algumas vezes . .Eis que de repente surgiu a oportunidade e veio o convite  : ----Camburiú ou Cidades Históricas de Minas Gerais . Na minha cabeça passou um filme  : Comida mineira obras do Aleijadinho , Ouro Preto  e suas vielas  , pedra sabão , igrejas revestidas de  ouro , casarios antigos que amo e outras novidades que pudessem surgir e não tive dúvidas . Não ia abrir  mão de fazer esse roteiro . Dormir foi uma dificuldade e levantar mais ainda pois estava sem despertador , mas tudo saiu nos conformes .
       Senti-me muito feliz , pois sair da rotina e ainda ver um sol nascer nas primeiras horas do dia , nossa !  Saimos antes das cinco da manhã  .  Eu , parecendo  criança novidadeira  fiquei atenta ao caminho e mudanças da paisagem .O  pescoço ficava indeciso ,vira pra cá ,vira pra lá e o  dinheiro do pedágio ia só amargando  ainda no nosso estado  , mas em MG , todos a  hum  e cinquenta com boas estradas ,bem conservadas e sinalizadas .
          Logo que aparecia uma paisagem bonita ou algo diferente , o ânimo voltava . Conversa vai ,  conversa vem ,resolvemos passar primeiro por São João Del Rei e Tiradentes , que era caminho  A essa altura do campeonato eu nem me lembrava mais do meu nome e da rotina estafante ,a roda viva  e queria só curtir o passeio ,e curtia .
          Em São João Del Rei ,   pegamos o trenzinho turístico para Tiradentes e voltei ao passado , pois fui criada em cima de trem por ser filha de ferroviário .Que inveja dessa cidade  , por proporcionar um passeio delicioso aos turistas ! Estação super bem cuidada ,pátio com máquinas  ,  vagões e outros para restauração em outro local .Vagões de bancos de madeira ,antiga segunda classe  , ou revestidos de couro ,seriam primeira classe ,aos moldes dos trens da Sorocabana que tanto eu conheci  . No  trenzinho ,local onde sentar era escolha livre . Viagem em baixa velocidade , paisagens  com rios , matas , montanhas reluzentes , animais  e até uma vendedora de deliciosa cocada mineira deu o ar de sua graça . Logo eu que amo cocada . Ao descer em Tiradentes fiquei meio decepcionada ,apesar da estação estar apinhada de turistas que iam voltar . Ando ,olho e vejo um jardim circundando a estação  , algumas charretes diferentes ,pintadas de cores fortes   para os  fazer passeios .
            Não se via quase nada   além do verde . Caminhamos  , pois minha filha já conhecia o local e falou que não precisávamos  de charrete . Andamos , passamos uma ponte e a estação foi sumindo de nossas vistas dando lugar a casarios antigos ,praça bem cuidada ,torres de antigas igrejas  pisos das ruas  em pedra ,muito artesanato  Fomos comer num restaurante bom ,comida deliciosa  o restaurante TEMPLÁRIOS  . Gostei do prato que além de carne  , queijo e pimentão tinha batatas noisette que eu gostei muito  e não conhecia . Acho que tenho essa receita pois ganhei de tia Gabi , muitas folhas de recortes de receitas da antiga revista O CRUZEIRO , e colei tudo num caderno que pretendo pesquisasr quando sobrar tempo .
                Em Tiradentes ,muitas vielas ,igrejas e subir na tal charrete e se segurar nela ,meio sacrifício ,devido ao calçamento irregular em grandes pedras .Muita história na boca dos guias ,que sabem tudo na ponta da língua . Difícil escrever sobre a beleza das igrejas ,pois devido a época  e influências , são muito diferentes e rebuscadas  de detalhes em tudo . Seria o  famoso Barroco em suas 3 fases . Merece estudo mais aprofundado . Gostei em Tiradentes ,o artesanato ,casarios ,igreja construída pelos pretos ,,as carroças , lojas inúmeras ,o largo com a estátua de Tiradentes ,sua casa e o recinto armado para o festival de cinema que estava ocorrendo na cidade ,aos moldes de Gramado  , e mil coisas . E apressamos  o passo pois  o  trenzinho tinha  hora para retornar ,  com destino a São João Del Rei .

                 Uma Observação . Tia Gabi ,foi um anjo que apareceu em minha vida e muito me ajudou na SP desvairada . Era professora no tempo das fazendas de café e lecionou lá pelos lados da antiga Avaré .Lecionou num tempo em que o professor tinha o salário equivalente ao de um Juíz de Direito (afirmação dela ). Na fazenda em que lecionava ,recebia todo o apoio do dono da fazenda e da comunidade e para cavalgar tinha até roupa de amazona . Era mais uma inconformada com o achatamento do salário de professor .Euclides de Campos ,antigo o professor da Escola Normal de Botucatu era o seu pai e atualmente Euclides de Campos é nome de Ginásio na cidade em sua homenagem .

Um comentário:

  1. Minas é tudo de bom... Amo essas terras, e essas paisagens... Saudades...

    ResponderExcluir

Dando a volta por cima......As ferrovias foram sabotadas ,por enquanto ....

       Comentando na página de Porto Feliz de antigamente , sobre a situação das cidades com a decadência das ferrovias , via politicagem eg...